Ao longo deste mês temático, percebemos com clareza que o modelo “produzir, utilizar, descartar” já é completamente inviável para o planeta. No dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nessa data, é comum falar sobre um estilo de vida mais sustentável. Isso significa viver de forma a garantir recursos naturais para a nossa e para futuras gerações. Mas, na prática, como isso pode ser feito? 

Certamente, você já ouviu falar na política dos 3R ‘s. Um tópico acessível, didático e muito útil para ensinar às crianças o valor da sustentabilidade. Esta política, foi um conjunto de medidas expostas na Conferência da Terra, ou Rio-92, como uma estratégia para melhorar a gestão sustentável de resíduos sólidos. Cada “R” é uma abreviação para as palavras: reduzir, reutilizar e reciclar. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o que significam essas ações.

Reduzir, é a etapa principal quando pensamos em lixo. Muitas vezes o ato de reduzir vem acompanhado da prática de repensar hábitos de consumo, assim como, evitar ao máximo o desperdício. Incorporar pequenas reflexões como “estamos comprando mais que o necessário?” são suficientes para desencadear atitudes mais sustentáveis. Reduzir, também tem haver com a diminuição do uso de matéria prima virgem para produção de alguns materiais.

Reutilizar, está ligada a dar toda a utilização possível para um produto aproveitando ao máximo a sua vida útil. Na língua Japonesa existe o termo “mottainai”, uma expressão carregada de muitos significados, e entre eles um sentimento de dor relacionada a coisas que não tiveram um uso completamente aproveitado. Embalagens plásticas podem virar vasinhos para plantas, retalhos de pano podem auxiliar na limpeza e assim por diante. Além de reutilizar o lixo, podemos optar por produtos mais versáteis que estimulem a indústria a investir mais nesse setor.

(Figura 1: modelo simples de vaso para plantas feito de garrafa PET. Além de práticos, ajudam a manter a terra úmida) 

Reciclar, é o processo de transformação de propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas com a finalidade de transformá-los em matéria prima ou novos produtos. Existem várias técnicas de reciclagem para diferentes tipos de resíduos, mas para que sejam efetivas é importante a separação do lixo. Uma boa ferramenta para garantir a reciclagem, é a logística reversa. Produtos como, embalagens de cosméticos, lâmpadas queimadas, buchas de lavar louça e outros podem ser devolvidos para as lojas onde foram adquiridos para que retornem às indústrias e sejam reciclados.  

A prática dos 3R ‘s, está prevista na legislação brasileira por meio da Lei 12.305/10 ou Política Nacional de Resíduos Sólidos, citada no primeiro texto deste mês (você pode ler neste link). O 9° artigo desta lei propõe, em ordem de prioridade, não geração de resíduos, a redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada de rejeitos (que são aqueles resíduos que já passaram por todas as possibilidades de tratamento). 

A gestão de resíduos baseada nesse modelo é eficiente e aplicável em diversos segmentos da sociedade. No texto da próxima semana, vamos conhecer um caso prático da aplicação desse ideal em uma escola. Até a próxima semana!

Por Maria Moura

mariamoura.biology@gmail.com

Referências 

[1] Eco – UNIFESP, Princípio dos 3R ‘s. Disponível em: Princípios dos 3R’s 

[2] OLIVEIRA, Naiara & FILHO, Rafael. Aplicação dos 3R ‘s da sustentabilidade e seus benefícios econômicos e ambientais. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano 2018. Disponível em: APLICAÇÃO DOS 3R´S DA SUSTENTABILIDADE E SEUS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS E ECONOMICOS 

[3] HOY, Selena. Mottainai. Reduce, reuse, recycle and respect. Series From Japan to the World. Disponível em: https://www.gov-online.go.jp/pdf/hlj/20180701/28-29.pdf 

[4] POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, n° 12.305/10. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm 

Créditos de imagens 

Imagem em destaque: Photo by Gary Chan on Unsplash 

Figura 1: https://br.pinterest.com/pin/815292338763088173/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.