Chegamos ao último texto do ano, e como recordar é viver, vamos relembrar os principais destaques científicos de 2017, um ano que o meio ambiente foi pauta de muitas discussões e, aqui no Ciência Informativa, esse foi um dos tópicos mais acessados também!

Neste ano, o desastre do rompimento da barragem em Mariana completou dois anos (você pode rever a matéria sobre a tragédia e a história do Rio Doce aqui: http://cienciainformativa.com.br/pt_BR/as-consequencias-ambientais-da-lama/ e http://cienciainformativa.com.br/pt_BR/conhecendo-o-rio-doce-historia-e-importancia/) e os danos causados pela avalanche de lama que atingiu a bacia do Rio Doce ainda estão presentes. Muito e muitos anos ainda serão necessários para recuperar as matas ciliares e as mais de 9 toneladas de peixes mortos pela falta de oxigênio das nas águas. Apesar do tempo decorrido da tragédia, nenhum acordo foi fechado com a mineradora Samarco, que ainda recorre na justiça sobre os valores das multas aplicados.

Um grande problema gerado pela quebra da barragem foi lançamento de metais pesados, como por exemplo o mercúrio, no solo e nas águas por onde a lama passou. Mas a presença de metais pesados é uma triste realidade em diferentes locais, devido principalmente a processos industriais, com derramamento de dejetos não tratados no ambiente. Uma opção de tratamento das áreas atingidas é a biorremediação de metais pesados, um processo que utiliza organismos vivos, como bactérias, fungos e/ou algas, como agentes de remoção/diminuição de poluentes em ambientes contaminados, você pode conhecer mais sobre esse processo clicando aqui: http://cienciainformativa.com.br/pt_BR/biorremediacao-de-metais-pesados/.

Outro assunto muito comentado em 2017 foi a nova técnica de edição genômica, que promete revolucionar a era dos transgênicos. A nova tecnica que está sendo amplamente utilizada nos mais diferentes setores é chamda de CRISPR e você pode conhecer detalhes dessa técnica nos textos que publicamos anteriormente: http://cienciainformativa.com.br/pt_BR/crisprcas9-the-technique-that-promises-to-change-medicine/ e aqui http://cienciainformativa.com.br/pt_BR/o-futuro-da-transgenia/).

Mais um ano chegando ao fim, gostaríamos de agradecer a todos os leitores e colaboradores por estarem juntos com a gente e esperamos vê-los aqui em 2018, acompanhando as mais fresquinhas notícias da ciência!

Equipe Ciência Informativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.