Você já pensou que, além de cachorros serem bons companheiros, também têm forte influência nos níveis de atividade física que você realiza? Um estudo publicado neste ano por pesquisadores do Reino Unido e Austrália estimou que donos de cachorros fazem pelo menos quatro vezes mais exercícios do que pessoas que não têm cachorros.

É recomendado que adultos façam pelo menos 150 minutos por semana de atividades físicas consideradas de nível moderado-alto impacto. Porém, isso não é alcançado por uma grande proporção de pessoas. Por exemplo, nos EUA, menos de 50% dos adultos são capazes de alcançar essa meta. É importante lembrarmos que a atividade física é fundamental para uma vida saudável, já que o sedentarismo está associado à várias doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Durante a pesquisa, 700 pessoas (incluindo donos e não donos de cachorros) foram estudadas para determinar o nível de atividade física realizado semanalmente. Os donos de cachorros andam mais frequentemente e por períodos maiores do que pessoas que não têm cachorros. Inesperadamente, os donos de cachorros também gastam mais tempo fazendo outras atividades físicas como corrida e ciclismo sem seus cachorros, quando comparados a pessoas que não têm cachorros. As crianças também têm suas atividades físicas influenciadas por cachorros, já que realizam pelo menos 300 minutos de atividades como caminhada e brincadeiras com seus cachorros, fazendo que sejam muito mais ativas do que crianças que não têm cachorro em casa.

Esse estudo mostra o papel de cachorros na promoção de hábitos humanos saudáveis. O nível de atividade física da população seria muito menor se não houvessem cachorros. Porém, é importante lembrar que você não deve ter um cachorro apenas para te encorajar a sair mais de casa, já que ter um animal envolve muitas responsabilidades além de dar uma voltinha em alguns dias da semana. Mas, se você tiver tempo, empatia com animais, e dinheiro para cuidar de um cachorro, além de trazer momentos de felicidade, ele também será um grande motivador para tirar você de casa.

por Bianca Ribeiro

Referência

 

Carri Westgarth, Robert M. Christley, Christopher Jewell, Alexander J. German, Lynne M. Boddy & Hayley E. Christian. Dog owners are more likely to meet physical activity guidelines than people without a dog: An investigation of the association between dog ownership and physical activity levels in a UK community. Scientific Reports (2019).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.