Olá caros leitores! Hoje estamos encerrando nosso mês temático em que desvendamos o s “Por quês” mais buscados pelo Google.  Para finalizar, vamos entender um pouco melhor o porquê engordamos. Segundo o dicionário, um dos significados da palavra engordar é criar gordura ou tornar-se gordo. Vamos entender como acumulamos aquela gordurinha extra?

Para começar vamos pensar em nossa história. Ao longo da evolução nossos ancestrais tinham grande dificuldade de obter alimentos. Eles tinham que caçar a própria comida e quando conseguiam “uma boquinha” era preciso comer o máximo para acumular reservas, já que eles não sabiam quando seria a próxima refeição. Assim, o corpo guarda essa “energia” que não foi consumida, como reserva energética.

Nos dias atuais o acesso ao alimento é bem mais fácil e rápido. Está com fome? Vá ao mercado mais próximo ou coma uma fast-food! Pronto, problema resolvido. Não foi preciso muito esforço e nem um grande gasto de energia para saciar a sua fome e seu corpo tem “combustível” para continuar funcionando. Além disso, nós não precisamos guardar essa energia já que em poucas horas faremos outra refeição, certo? Não é bem assim.

O nosso corpo possui diversos mecanismos para guardar essa “energia extra” que não foi perdido durante a nossa evolução. Assim, o corpo humano entende que ele precisa aproveitar ao máximo a energia vinda dos alimentos e, o que não for usado, tem que ser guardado para ser aproveitado depois. Pensando na grande disponibilidade de alimento e seus altos valores calóricos, acabamos guardando grande quantidade desse suprimento. Resultado? Aquela gordurinha localizada.

stock-photo-17429674-hamburger

Vamos pensar fisiologicamente. O corpo humano precisa de combustível para realizar as atividades necessárias para a vida. Esse combustível vem dos alimentos que consumimos diariamente. Cada organismo necessita de determinada quantidade de energia para desempenhar suas atividades, alguns precisam de mais e outros de menos. Este fato está relacionado ao nosso metabolismo e o quão eficiente ele é.

Os alimentos são quebrados em moléculas menores para serem absorvidos e utilizados pelo organismo. Nós somos uma “máquina” tão eficiente que todo o suprimento bom que não foi utilizado nós estocamos. Este estoque é feito em uma célula específica, chamada célula adiposa, pertencente ao tecido adiposo, e a energia é armazenada na forma de lipídeos, ou seja, gordura.  Conforme a reserva aumenta, essas células podem aumentar de tamanho e/ou se multiplicarem. O acúmulo de lipídeo no copo humano provoca o aumento do peso.

Esse processo não está apenas relacionado à quantidade de alimentos ingeridos, mas sim com a qualidade. O que isso quer dizer? Uma variável importante relaciona-se com as funções nutricionais do alimento que estão sendo ingeridos. Por exemplo, quando comemos deliciosas batatas fritas estamos comendo carboidratos e lipídios, um alimento bem calórico que, se não for utilizado, vai ser armazenado em nossas células. Mas quem resiste a uma batata frita de vez em quando?

Então, o processo de engordar pode ser definido como o processo de armazenamento de energia na forma de lipídeos em nossas células adiposas. Assim, para mantermos o bom funcionamento do nosso corpo precisamos prestar bastante atenção nessa reserva energética do corpo. Engordar de maneira descompensada pode levar a grandes problemas de saúde, como hipertensão e obesidade. Manter uma alimentação saudável e equilibrada, ter uma vida ativa e fazer exercícios físicos são ações que levam a melhor qualidade de vida com saúde. E uma besteirinha de vez em quando não é um grande problema, afinal, ninguém é de ferro.

 

Por Nathalia Brancalleão

nathalia.brancalleao@usp.br

Referências bibliográficas

http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=524

http://drauziovarella.com.br/obesidade/dietas-para-emagrecer/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio14.php

http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/o-que-sao-alimentos-saudaveis.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.