Você já se queimou alguma vez e alguém te falou pra passar pasta de dente? E gelo? E a bolha que se forma as vezes, você fura? Afinal, você sabe o que fazer quando se tem uma queimadura?

A nossa pele possui várias funções importantes, e uma delas é a de proteção contra possíveis invasores. É dividida em três camadas, são chamadas de epiderme (é a camada de cima, que podemos ver), derme (camada do meio) e hipoderme (é a última camada, fica abaixo da derme)

Quando a nossa pele tem contato com alguma coisa quente, produtos químicos, eletricidade, alguns animais e plantas, acontece o que chamamos de queimadura, ou seja, é gerado uma ferida normalmente dolorosa deixando a pele aberta para invasores. É muito comum nos queimarmos com panelas quentes, chapinha, ferro de passar ou em pequenos incêndios em casa, no entanto, tudo isso gera danos a nossa pele.

As queimaduras podem ser de 3 tipos diferentes que se diferenciam pela forma como a pele é atingida.

  • 1º grau: É quando a queimadura atinge somente a parte de cima da nossa pele, ou seja, a epiderme, deixando-a avermelhada, dolorida ou talvez com sensação de ardor e inchada.
  • 2º grau: Atinge a pele de uma forma mais profunda que a de primeiro grau, ocorre na epiderme e na derme, formando uma bolha com líquido, a pele fica avermelhada e apresenta dor e inchaço.
  • 3º grau: Atinge todas as camadas da pele e pode atingir também o osso, de maneira geral não apresenta dor, mas fica esbranquiçada ou escurecida. É o tipo de queimadura mais grave!

Uma queimadura pode ser perigosa mesmo se for pequena. Como a pele é atingida e fica prejudicada, podemos ter uma infecção, além disso, pode gerar intoxicação se tiver havido fogo e fumaça e alguns outros problemas mais graves. Por isso, é importante saber o que fazer se caso você ou alguém próximo, tiver uma queimadura pois, evita problemas e ajuda a melhorar mais rápido. Mas e aí, você sabe o que se pode fazer, e o que não?

A primeira coisa a se fazer é se afastar do que está causando a queimadura, ou ajudar alguém a fazer isso e, logo em seguida você deve retirar todos os acessórios que esteja usando, ou seja, pulseiras, anéis, relógios e outros. Se a queimadura for grande, tente tirar as roupas também, mas lembre-se, não retire nada que esteja grudado na pele, deixe que um profissional de saúde faça isso.

Após, você deve fazer um resfriamento da área queimada, isso deve ser realizado com água fria, de uma torneira mesmo, por mais ou menos 20 minutos, pois, além de aliviar a dor, auxilia a não aumentar o tamanho da ferida.

Se houver bolhas, não estoure. Não use nada que não for recomendado por um profissional de saúde, ou seja, não utilize pomadas, receitas caseiras, café, pasta de dente, clara de ovo, nem coloque folhas e plantas sobre a queimadura. Pois, além da possibilidade de infecção, dificulta saber o tamanho da ferida e tudo que ela pode ter causado na pele.

Antes ou após seguir esses passos, procure ajuda profissional sempre! Em casos de grandes queimaduras ligue para o serviço de emergência SAMU pelo número 192 e, se houver incêndio, não se esqueça de chamar os bombeiros pelo número 193.

 

Texto: Giovanna Mendes Damacena

Ilustrações: Kheilla Reis, Kelly Gramacho e Thiago Casimiro

 

Este texto faz parte do projeto CiênciArte, em que alunos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) produzem material de divulgação científica. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui

Agradecemos as professoras Leila Kusano e Clarissa Barros do UDF pelas contribuições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.