Objetivos do concurso

Pretendemos mostrar como a ciência pode ser interessante, cativante, empolgante e bela nas suas mais diversas formas. Nesta edição teremos dois concursos, um de ilustração e outro de fotografias. Nossa intenção é levar a ciência, nas suas mais diversas formas, para todos!

Resumos dos concursos:

  1. Ilustre ciência: Qualquer pessoa pode participar enviando uma ilustração sobre a pandemia de COVID-19: as ilustrações poderão representar qualquer conteúdo relacionado à pandemia de COVID-19 ou ao coronavírus (SARS – CoV – 2), bem como aspectos relacionados, como os cientistas, os profissionais de saúde, as vacinas, os modos de prevenção, etc.
  2. Divulgue sua ciência em uma foto!: apenas pesquisadores (formados ou em formação) podem participar enviando uma fotografia que represente alguma parte do projeto do autor ou de algum projeto ao qual o autor esteja vinculado.

Datas importantes:

Período de inscrição e envio das ilustrações e fotografias: 09 a 30 de abril de 2021 (veja os links abaixo)

Período de votação: 05 a 13 de abril de 2021, pela página do Ciência Informativa no Instagram (@cienciainformativa)

Divulgação dos vencedores: 14 de maio de 2021, no site do Ciência Informativa e no Instagram (@cienciainformativa)

Quem escolhe o vencedor

Os vencedores (1º, 2º e 3º lugar de cada categoria) serão os autores das ilustrações e fotos que receberem mais curtidas do público na página do Ciência Informativa no Instagram (@ciênciainformativa). Em caso de empate, os membros da equipe organizadora irão decidir os vencedores.

Premiação

Os prêmios serão divulgados ao longo do mês de abril no site e no Instagram. Teremos livros e peças de arte e artesanato!

Os vencedores dos dois concursos serão avisados por e-mail (informado pelo próprio participante no formulário de inscrição) e uma lista com os nomes dos vencedores será divulgada no site (https://cienciainformativa.com.br/) e na página do Ciência Informativa no Instagram (@ciênciainformativa). 

Como participar

Para participar, primeiro leia as regras do concurso, depois preencha o formulário de inscrição e anexe a sua ilustração ou fotografia na página https://forms.gle/tYGrHhNEMvoRs2A8A de 09 a 30 de abril de 2021. A inscrição é gratuita.

Os organizadores se comprometem a não divulgar ou repassar os dados pessoais fornecidos no ato da inscrição. Apenas o nome completo dos participantes será divulgado para indicar os autores das ilustrações e fotografias.

Cada pessoa pode participar do concurso uma vez em cada uma das categorias. Ao preencher o formulário e enviar uma ilustração ou fotografia, você concorda com as regras oficiais deste concurso (veja mais detalhes abaixo).

Regras específicas: Ilustre ciência

Todos podem participar dessa categoria*. O participante deve ser o autor da ilustração que deve estar relacionada à pandemia da COVID-19 causada pelo SARS-CoV-2. O participante pode ter qualquer nacionalidade e pode residir em qualquer país, mas deve ter um endereço no Brasil para entrega do prêmio. Também deverá escrever na inscrição uma pequena legenda que explique de maneira fácil de ser compreendida o que é mostrado pela ilustração.

(*) menores de 18 anos precisarão de autorização de um responsável maior de 18 anos.

A ilustração deve ser de autoria do participante do concurso e deve ser enviada em formato digital, no formato JPEG ou .jpg, com pelo menos 72 dpi e o arquivo deve ter no máximo 5 Mb. Ao se inscrever no concurso, o participante garante que a ilustração enviada é um trabalho original, que não infringe as leis de direitos autorais. Serão aceitas artes produzidas com técnicas físicas, digitais e mistas. O participante pode escolher enviar uma ilustração ou pintura avulsa ou uma tirinha. 

O participante deve concordar com a seguinte licença para a utilização da fotografia: CC BY-NC-SA (NãoComercial-CompartilhaIgual). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Saiba mais sobre essa licença em: https://br.creativecommons.org/licencas/

Regras específicas: Divulgue sua ciência em uma foto!

Podem participar deste concurso entusiastas da ciência que trabalhem com algum tipo de pesquisa (de qualquer área de estudo). O participante pode ser tanto pesquisador que trabalhe em instituições de ensino ou pesquisa, empresas públicas ou privadas, como estudantes vinculados a esses pesquisadores. O participante deve ser autor da fotografia que deve estar relacionada à pesquisa do participante. O participante pode ter qualquer nacionalidade e pode residir em qualquer país, mas deve ter um endereço no Brasil para entrega do prêmio. O participante deverá informar no formulário de inscrição o nome do projeto e à qual universidade/instituição está vinculado. Também deverá escrever na inscrição uma pequena legenda que explique de maneira fácil de ser compreendida o que é mostrado pela fotografia.

A fotografia deve ser de autoria do participante do concurso. Ao se inscrever no concurso, o participante garante que a fotografia enviada é um trabalho original, que não infringe as leis de direitos autorais. Se a fotografia contiver imagem de uma ou mais pessoas, o participante garante que não infringe o direito à privacidade da(s) pessoa(s) fotografadas.

A foto deve ser enviada em formato digital. A foto não precisa, necessariamente, ser tirada com uma câmera digital, mas o arquivo com a foto deve ser enviado no formato JPEG ou jpg e deve ter no máximo 5 Mb. Serão aceitas apenas pequenas correções digitais na imagem (cor, contraste, corte). Imagens obtidas em preto e branco (ex. microscopias eletrônicas) podem ser coloridas em editor de imagem, mas não serão aceitas imagens com outras alterações ou montagens.

Fotografias que incluam esculturas, pinturas ou outra obra de arte apenas serão aceitas se elas não infringirem as leis de direitos autorais da obra original. Se a fotografia contiver a obra de outra pessoa, essa obra deve aparecer como um objeto no ambiente e não como o foco principal da imagem.

O participante deve concordar com a seguinte licença para a utilização da fotografia: CC BY-NC-SA (NãoComercial-CompartilhaIgual). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Saiba mais sobre essa licença em: https://br.creativecommons.org/licencas/

Serão desclassificadas as ilustrações ou fotografias que:

  1. Sejam identificadas como cópias, ou seja, não sejam de autoria própria do participante.
  2. Fujam dos temas propostos.
  3. Mostrem ideias não condizentes com o conhecimento científico atual ou que propaguem informações inverídicas ou notícias falsas (fake news).
  4. Apresentem desrespeito aos direitos humanos e/ou animais.
  5. Não atendam em algum ponto aos critérios estabelecidos neste regulamento.

Qualquer outra dúvida poderá ser enviada para o e-mail cienciainformativa@gmail.com com o assunto III Concurso – Dúvida.

Imagem de capa: Marcos anatômicos determinados para análise morfométrica de Caryocorbula swiftiana (C. B. Adams, 1852). Fotografia vencedora do II Concurso de Fotografias: Divulgue sua ciência em uma foto! Autora: Thaís Aparecida da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.