Nesse mês falamos o que é meditação e muitos de seus benefícios para nossa saúde já comprovados cientificamente. Hoje vamos dar dicas de sites e aplicativos para você poder praticar essa técnica e ter uma vida mais saudável.

Monge praticando meditação. Fonte: https://www.asiadmc.com/experiences/laos/discover-mindful-meditation-with-monks

Nesse vídeo, a Monja Coen Rōshi (monja brasileira e missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão) explica em quase 5 minutos como você pode praticar meditação, de acordo com o zen-budismo. Uma dica, se você estiver cheio de pensamentos e com dificuldade de focar na sua respiração, você pode contar de 1 até 10 a cada expiração.

Caso você queira se aprofundar no Zen e assim aprender sobre como viver melhor aproveitando os benefícios que a meditação pode trazer, você pode acompanhar 3 episódios da semana Zazen disponíveis no Youtube: episódio 1, episódio 2 e episódio 3

Se você prefere uma meditação guiada, a Dra. Ana Paula Mendes Silva (neurocientista brasileira, mentora em meditação e pesquisadora no Canadá) tem esse canal no Youtube e também Instagram que você pode acompanhar.

Em relação aos aplicativos, temos o Medite.se, feito por brasileiros, onde você pode aprender a meditar sem pagar nada. Outro aplicativo, Headspace, tem seu primeiro pacote grátis, o qual você passa 10 dias meditando, ocupando apenas 10 minutos do seu dia. Mais um aplicativo, o Calm, apresenta ferramentas gratuitas para praticar meditação e também áudios sobre como dormir bem, se acalmar e ser grato.

Uma dica importante é tentar fazer meditação diariamente, para criar um hábito, mesmo que dure apenas 5 ou 10 minutos. É melhor fazer um pouco de meditação todos os dias do que fazer apenas um dia na semana por 30 minutos ou uma hora.

Bom, depois de tantas dicas, não há mais desculpa para você não começar a praticar meditação. No início pode parecer difícil e você pode não perceber os benefícios tão rapidamente, mas não desista, como mostramos ao longo desse mês, essa técnica milenar traz diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar. Boa prática e até breve!

Por Bianca Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.