Você já engasgou ou já identificou alguém engasgado? Sim ou Não? Mas, você deve estar se perguntando qual a relação do engasgo com o título deste trabalho. Vou te explicar: primeiramente devemos saber o que é um engasgo, e como devemos agir nesta situação.

O engasgo pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa, trata-se de quando algum corpo estranho como por exemplo, comida, brinquedo causa uma obstrução na “garganta” e o impede de respirar. Como identificamos isso? Podemos perceber um engasgo quando a pessoa não consegue tossir, chorar, falar, e quando ela leva as mãos no pescoço, esse sinal é considerado clássico para comprovar um engasgo, a pele do indivíduo pode ficar vermelha ou azulada.

Como posso ajudar neste caso? Primeiramente buscando ajuda como: ligando para a ambulância (SAMU) com o número 192, e realizando a Manobra de Heimlich.

Essa manobra consiste em fazer compressão na barriga, empurrando a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar o indivíduo do chão.

Vamos fazer um resumo de tudo que aprendemos hoje? Aprendemos como identificar quando alguém está engasgado, logo em seguida pedimos ajuda, ligando 192 para chamar um profissional médico qualificado, enquanto a ajuda chega, podemos realizar a manobra de Heimlich que significa o movimento de descompressão abdominal onde fazemos o seguinte procedimento:

1- fechamos uma das mãos em punho;

2- apertamos para cima e para dentro na região da “boca do estômago” para que o corpo estranho possa sair, e fazemos isso até que o mesmo seja expelido pela pessoa.

Não tenha medo, confie em si mesmo e saiba que você pode salvar vidas!

Texto: Jaqueline Gonçalves

Ilustrações: Kheilla Reis, Kelly Gramacho e Thiago Casimiro

 

Este texto faz parte do projeto CiênciArte, em que alunos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) produzem material de divulgação científica. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui

Agradecemos as professoras Leila Kusano e Clarissa Barros do UDF pelas contribuições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.