Você já parou para pensar no que é necessário para receber um prêmio Nobel?

Alfred Nobel deixou sua herança para premiar pessoas que tenham gerado os maiores benefícios para a humanidade. Isso não quer dizer que o benefício precise vir de um trabalho muito complexo e os premiados na área de química deste ano provaram isso. 

A descoberta da organocatálise assimétrica feita por Benjamin List e David MacMillan foi tão simples que quando List começou essa pesquisa ele achou que poderia ser uma “ideia estúpida ou que já tinha sido tentada antes”. O nome é complicado, mas a técnica não é difícil de entender. Até então, existiam apenas 2 técnicas para catalizar (facilitar) reações químicas utilizando enzimas ou metais de transição. List e MacMillan descobriram que é possível usar moléculas muito simples e pequenas para facilitar reações químicas de forma muito mais barata e com menos limitações e etapas no processo do que usando as enzimas e com menos risco de toxicidade que metais de transição. Portanto essa técnica tem um alto potencial biotecnológico e tem menor impacto ambiental. 

Outra beleza dessa pesquisa é com relação a assimetria de moléculas. Existem algumas moléculas que podem ser encontradas de dois formatos que são imagens espelhadas uma da outra, as chamadas moléculas quirais. Nossa mão direita é quiral em relação à esquerda, elas têm a mesma estrutura geral, mas não são idênticas, uma é o contrário da outra. Alguns medicamentos são feitos desse tipo de molécula e apenas uma das versões tem o efeito desejado para saúde. Sua imagem espelhada pode não ter efeito ou ter efeito adverso. Então, poder produzir apenas a molécula certa é uma necessidade crítica da indústria. A organocatálise assimétrica permite isso de forma mais eficiente do que as técnicas tradicionais. 

Essa técnica foi desenvolvida no início dos anos 2000 e hoje tem diversas aplicações no desenvolvimento de novos medicamentos até reciclagem de tecidos de nylon, grande poluente ambiental. 

Quer conhecer melhor essa pesquisa? Veja links para as palestras dos pesquisadores na premiação, leituras complementares na postagem do blog (link na bio).

Palestra dos premiados: https://youtu.be/IW4zgOHhefc

Anúncio do prêmio: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2021/prize-announcement

How organocatalysis won the Nobel prize: https://www.chemistryworld.com/features/how-organocatalysis-won-the-nobel-prize/4014582.article

Explainer: why has asymmetric organocatalysis won the chemistry Nobel prize?: https://www.chemistryworld.com/news/explainer-why-has-asymmetric-organocatalysis-won-the-chemistry-nobel-prize/4014530.article

Coleção de artigos dos autores e relacionados: https://www.nature.com/collections/fagcgjcbdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.