Quando pensamos em açúcar muitas pessoas se lembram apenas daquele açúcar branquinho, que fica num potinho na cozinha e que usamos para muitas receitas no dia a dia. Mas além de ser muito importante na culinária, o açúcar tem todo um contexto histórico, econômico e de saúde abrangido. Neste primeiro texto do mês temático vamos focar em entender justamente este cenário histórico e de desenvolvimento econômico a partir da produção de açúcar no Brasil, um dos maiores produtores no mundo.

O açúcar é o nome popular de diversas substâncias que têm em comum, além de outras características, o sabor adocicado (te convido a ver mais informações técnicas no quadro abaixo).

Em nosso mês temático vamos focar no açúcar de mesa, a sacarose (figura), e em alguns outros açúcares que estão presentes na maior parte dos alimentos que consumimos para entendermos o que eles causam em nosso corpo.

Quadro: informações mais detalhadas sobre o açúcar

A sacarose é naturalmente presente em diversas espécies de plantas, mas em grandes quantidades especialmente na cana-de-açúcar, o que dá ao seu caldo aquele delicioso sabor adocicado perfeito para se tomar em um dia quente de verão. Ao longo da história, o ser humano se aproveitou da grande quantidade de sacarose presente na cana, por exemplo, para fazer o açúcar refinado, aquele açúcar branquinho que usamos para adoçar sucos, colocar em bolos ou até mesmo no café.

Açúcar refinado, o açúcar mais usado pela maior parte das pessoas

Para o Brasil, a cana-de-açúcar tem uma grande importância histórica e econômica. Trazida pelos portugueses como uma forma de ocupar a terra recém-descoberta e, claro, gerar lucros, a cana foi cultivada aqui em terras brasileiras em um modelo de grandes extensões de área plantada e uso intensivo de água e outros recursos aqui encontrados.

A produção de açúcar, através de pequenos engenhos, prosperou e o Brasil se tornou, em menos de 50 anos, o maior produtor no mundo, dando lucro aos colonizadores. Foi na região nordeste onde se iniciou o trabalho dos engenhos, mas inúmeras outras regiões e cidades do país cresceram com base nesta commodity com o surgimento de grandes unidades produtoras de cana e que produziam o açúcar, as usinas açucareiras. Aqui na região onde moro (Santa Bárbara d’Oeste/SP) houve um enorme desenvolvimento econômico com base nessas usinas; meu pai, por exemplo, nasceu em uma – a Usina Santa Bárbara – e eu estudei na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, local que até hoje abriga um dos engenhos mais famosos do Brasil e um belo ponto turístico – o Engenho Central.

Nas usinas, o açúcar é produzido através de várias etapas que envolvem a remoção das impurezas do caldo de cana, a evaporação da água presente nesse caldo, o cozimento, a centrifugação e, por fim, a secagem do açúcar a partir de um xarope bem concentrado. O açúcar é envasado e armazenado em grandes sacos para ser comercializado e chegar aí na sua casa. O Brasil ainda é o maior produtor de açúcar no mundo, sendo que relatórios mais recentes mostram que na safra 2020/21 o país produziu 41,2 milhões de toneladas de açúcar.

Agora que entendemos o que é o açúcar e vimos um pouco da perspectiva histórica no país, fica a pergunta: pensando em nosso corpo e todas as suas funções, qual a importância do açúcar e dos carboidratos em geral? Veremos no texto da próxima semana.

Por Nathália de Moraes

nathalia.esalq.bio@gmail.com

Referências

[1]

https://www.britannica.com/science/sugar-chemical-compound

[2] https://media.lanecc.edu/users/powellt/FN225OER/Carbohydrates/FN225Carbohydrates2.html

[3] https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/historia_da_cana_000fhc62u4b02wyiv80efhb2attuk4ec.pdf

[4]

https://site.usinasantaadelia.com.br/negocios/processos/fabricacao-de-acucar/

[5] 

http://www.iea.sp.gov.br/out/TerTexto.php?codTexto=15925#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20maior,de%20litros%20de%20etanol1.

[6]

Fonte da imagem do texto: https://villacafe.com.br/blog/qual-e-a-diferenca-entre-os-tipos-de-acucar-usados-na-cozinha/

[7]

Fonte da imagem destacada: https://expatliving.hk/cooking-with-sugarcane-how-to-use-it-in-recipes-at-home/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.