Comemorando nosso quinto ano traduzindo conteúdo científico para quem não é especialista, vamos relembrar um pouco da nossa história e do nosso último ano?!

Para quem não nos conhece, somos um grupo que lá em 2014 começou um projeto de divulgação científica chamado Ciência Informativa. O que surgiu como uma conversa informal entre duas de nossas integrantes (Maria Letícia e Patrícia) se tornou, depois de muitas reuniões sobre pauta, formato e visual dos textos, um blog de divulgação científica.

Na época, nosso grupo era formado por estudantes de graduação e pós-graduação e nosso objetivo era traduzir ciência – nos seus mais diversos assuntos –  para pessoas comuns, leigas. Começamos com o blog que foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2014, durante um evento de bioética (foto 1) na ESALQ, campus da USP em Piracicaba/SP. Tivemos o apoio do grupo de estudos Student Chapter (American Society for Microbiology), da própria ESALQ,  da Unicamp e da UnB.

Evento de inauguração do Ciência Informativa em setembro de 2014

 

Bom, o tempo passou e em 2015, 1 ano depois da inauguração do blog, o Ciência Informativa ganhou uma nova cara, agora um site com mais recursos (como novas abas e opções bilíngues), mais moderno e mais bonito. Ah, toda a nossa estrutura de site foi desenvolvida e é mantida até hoje pela ag6encia 365be.

Nesses anos todos compartilhamos mais de 250 posts, acessados mais de 170 mil vezes, sobre os mais diversos assuntos da ciência: genética, fisiologia, meio ambiente, linguística, neurociência, nutrição, comportamento….são tantos temas!

Mas além de compartilhar conhecimento com nossos leitores, também compartilhamos momentos: realizamos eventos de divulgação científica, participamos do evento Bio na Rua (promovido pelo Centro Acadêmico de Ciência Biológicas da ESALQ/USP), da feira cultural-científica do COTIP em Piracicaba/SP e realizamos concursos culturais de fotografia com nossos leitores (foto 2). Em 2015 demos uma entrevista para a TV USP (que você pode conferir nesse link) contando um pouco da nossa história.

Alguns dos eventos que organizamos e/ou participamos

 

Neste ano de 2019 nossa maior novidade foi o mês temático: todo mês temos um assunto e os nossos textos abordam todo o conteúdo científico relacionado. Além disso, passamos a ter ilustrações próprias: nossos textos agora têm tirinhas especiais feitas pela nossa escritora e ilustradora, Patricia, publicadas no Instagram (@cienciainformativa). Na nossa página do Facebook, também passamos a fazer enquetes e interagir mais com nossos leitores.

Nesses 5 anos, algumas coisas mudaram, alguns integrantes saíram, outros novos entraram, nosso público cresceu, nossa escrita amadureceu; porém, sempre permanece aqui em nós o objetivo de levar conhecimento para além dos artigos e das universidades, levar o conhecimento às pessoas comuns, para que elas sejam bem informadas e para que o conhecimento faça a diferença na vida delas. Em um mundo cheio de notícias falsas é muito importante que a informação real chegue a todos.

Ao longo do nosso mês de aniversário, vamos revisitar alguns dos textos mais lidos, trazendo novidades sobre os temas. Também vamos sortear um presente a um dos leitores, que nos acompanham e que nos ajudaram a crescer nessa jornada, fazendo comentários e divulgando nosso trabalho. Aguardem, que divulgaremos as regras do sorteio em breve.

A todos vocês que acompanham nossas matérias, nosso profundo agradecimento!

 

Equipe Ciência Informativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.