De uns tempos para cá surgiram vários sites e vídeos na internet com apenas  “barulhos”, como os de um aspirador ligado, os de uma calma chuva ou o “chiado” de uma TV sem sintonizar os canais. Acredita-se que esses “barulhos”, conhecidos como white noise, ou ruído branco, possam acalmar e até melhorar a concentração das pessoas. Mas será que realmente funciona? Qual a ciência por trás desses ruídos? Leia nosso texto dessa semana e saiba mais sobre o assunto!

O que é o white noise (ruído branco)?

O ruído branco é produzido quando se juntam sons de diferentes frequências em uma só combinação.

De onde vem o nome ruído branco?

O nome ruído branco vem de uma analogia à cor branca, que é justamente a união de todos os espectro de cores. Quando a luz branca passa por um prisma ela é decomposta nas cores que a compõem (igual àquela capa icônica do disco da banda Pink Floyd). Assim, tanto a luz branca quanto o ruído branco são a união de várias cores e vários sons, respectivamente.

O chuvisco de uma TV pode ser considerado um ruído branco
O som do “chuvisco” de uma TV pode ser considerado um ruído branco

Em nosso cotidiano há situações com o ruído branco?

Sim, em várias situações! Além do barulho “chiado” das TVs e rádios, existem muitos sons que se aproximam ao ruído branco, como o barulho constante de um ventilador ligado, o barulho do ar condicionado, da geladeira; todos esses sons constantes mascaram, “abafam” sons externos.

Por que esse som acalma e também aumenta a concentração de algumas pessoas?

Apesar de ser presente em várias situações, o ruído branco é usado para mascarar sons. Vamos ver um exemplo de como isso funciona: quando estamos dormindo nosso cérebro ainda capta os sons do ambiente, interpretando-os, mesmo que não de forma tão ativa, como quando estamos acordados. Em contrapartida, o nosso cérebro consegue se acostumar à frequência do som que estamos ouvindo, de maneira que nos habituamos ao som ambiente; essa é uma maneira de não sobrecarregarmos nosso sistema nervoso com muitas informações.

Quando um ruído com outra frequência é ouvido, nosso cérebro acorda e entra em alerta pois a constância do som ambiente foi alterada, o que pode significar que algo importante ou perigoso esteja ocorrendo. É dessa forma que o ruído branco funciona, em um ambiente podemos mascarar sons que estejam nos atrapalhando para dormir ou desviando a atenção de nosso cérebro, como ruídos em um hotel, barulhos de TV, pessoas conversando, etc. Assim, o ruído branco pode servir para relaxar e dormir ou para aumentar nosso foco em alguma atividade.

 Existem sites nos quais posso ouvir um ruído branco?

Sim, justamente pela fama nos últimos anos, existem muitos sites que disponibilizam gratuitamente vários ruídos brancos, como o site Coffitivity!, no qual você pode ouvir sons de cafeterias de vários locais. Nesse link aqui tem várias opções legais para você testar.

 O ruído branco funciona para todo mundo?

Não! De acordo com algumas pesquisas, o ruído branco pode provocar efeito contrário em algumas pessoas, desviando a atenção e deixando-as mais agitadas e ansiosas. Cada corpo reage de uma maneira distinta.

O ideal para nos concentrarmos ou dormirmos, segundo os especialistas, é um ambiente silencioso e calmo, mas se você não consegue, vale a pena tentar o ruído branco, que também ajuda muitas pessoas no dia a dia. E então, você já conhecia esse som?

 

Até a próxima,

Por Nathália de Moraes

nathalia.esalq.bio@gmail.com

Referências

[1] How stuff works (Science). 2017. What is white noise? Acessado de http://science.howstuffworks.com/question47.htm em junho de 2017

[2] Costa, E. (2016). Por que o ruído branco pode ser o segredo de uma boa noite de sono. Acessado de http://www.huffpostbrasil.com/2016/04/29/-segredo-de-uma-boa-noite_n_9795382.html em junho de 2017.

[3] Lecher, C. (2014). Why Does White Noise Help People Sleep? Acessado de http://www.popsci.com/article/science/fyi-why-does-white-noise-help-people-sleep em junho de 2017.

[4] Couch, A. (2013). 10 Websites That Will Help Drown Out The Noise So You Can Stay Focused. Acessado de http://www.makeuseof.com/tag/10-websites-that-will-help-drown-out-the-noise-so-you-can-stay-focused/ em junho de 2017.

[5] Imagem do texto: http://querosaber.com.pt/tecnologia/o-que-e-o-ruido-branco

[6] Imagem em destaque: https://conversation.which.co.uk/technology/sound-bars-hd-tv-audio-speaker-surround-sound-system-home-cinema/

2 Replies to “White noise: é só um ruído?”

  1. No início não acreditei muito nessa calmaria trazida pelos “ruídos brancos”. Porém, ao escutá-los, através do YouTube, em apenas 1 minuto já percebi uma diferença emocional, a diminuição do estresse mental e melhora no humor. Recomendo, é muito bom.

    Lembra um barulho de chuva escutado na infância, às vezes parece um barulho de ondas do mar à noite etc. Muito bom mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.