O Brasil é um país conhecido por suas belezas naturais. A Floresta Equatorial Amazônica faz parte desse grande espetáculo da natureza que pertence aos biomas brasileiros. A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente no planeta com seus nove milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa). A importância e beleza é tão grande que a floresta foi escolhida como uma das “sete maravilhas do mundo moderno” na categoria florestas, parque e reservas naturais.

Uma das maiores riquezas da floresta é sua biodiversidade, com quase metade das espécies terrestres existentes no planeta. Os números podem assustar: 40 mil espécies de plantas, mais de 1.300 espécies de pássaros e 400 de mamíferos, além de milhões de insetos e microrganismo. A população humana também é grande e diversa, com 2,4 milhões de habitantes, incluindo 324 mil indígenas de 180 etnias diferentes.  A biodiversidade da Amazônia é tão grande que se acredita que até o momento não conhecemos nem metade das espécies de seres vivos presentes na sua área.

O Brasil engloba 60% da área total dessa floresta. O bioma da floresta amazônica está inserido na chamada Amazônia Legal, uma região administrativa de 5,2 milhões de quilômetros quadrados, que também inclui área do cerrado e do pantanal. A Amazônia Legal foi criada em 1966 a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e permanece até os dias atuais.

Imagem 1. Mapa com a delimitação da área da região da Amazônia Legal (Fonte: IBGE http://www.ibge.gov.br/).
Imagem 1. Mapa com a delimitação da área da região da Amazônia Legal (Fonte: IBGE http://www.ibge.gov.br/).

A origem dessa grande floresta tropical tem uma história antiga, com início há cerca de 6 milhões de anos e cuja história envolve alterações climáticas e geológicas. Acredita-se que a 20 milhões de anos atrás, a área que hoje compreende a floresta possuía um clima árido, sem qualquer vestígio de vegetação tropical. Há cerda de 6 milhões de anos, estima-se que essa região criou condições para o desenvolvimento da fauna e flora de florestas.

Ao longo dos anos a floresta sofreu grandes alterações por eventos climáticos, como as glaciações, e por eventos geológicos, como a ruptura do Pangea e a formação das Cordilherias do Andes. Essas alterações fizeram com que a região da floresta sofresse um “efeito sanfona”, aumentando e diminuindo conforme as condições climáticas para a sua existência. Acredita-se ainda que essas alterações ao longo dos milhares de anos foram responsáveis pela grande riqueza em biodiversidade da região.

Outra grande riqueza da Amazônia é sua cultura local, formada por diversas histórias e lendas. O El dourado é uma das lendas mais famosas, virando tema do filme de animação da DreamWorks, “O caminho para El Dourado”. Réz a lenda que existe uma cidade perdida no meio da floresta, cujas construções são de ouro maciço e possui um tesouro com riquezas inimagináveis. Outra lenda muito conhecida é da existência do Lago de Parima, que possuía a fonte da juventude eterna, despertando o interesse dos europeus em desbravar o Novo Mundo.

A beleza da Amazônia está em todas as partes, seja na sua exuberante vegetação, na imensidão dos seus rios, na sua diversa fauna, no seu povo e na sua cultura. A importância da floresta não está apenas no local em que ela habita, pois ela influencia e impacta o planeta como um todo. A floresta corre grande perigo caso são seja cuidada e protegida. Um dos grandes perigos que aflingi nossa floresta é o desmatamento, assunto que será tratado no próximo texto da série. Espero vocês e até o próximo texto!

 

Por Nathalia Brancalleão

Contato: nathaliabrancalleao@gmail.com

Referências bibliográficas

Fearnside, P. M. (1997). Wood density for estimating forest biomass in Brazilian Amazonia. Forest ecology and management90(1), 59-87.

Ferreira, L. V., Venticinque, E., & Almeida, S. (2005). O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos avançados19(53), 157-166.

Simonian, L. T. (2001). Mulheres da Floresta Amazonica: Entre o trabalho ea cultura. Belem, Para, Brazil: Nucleo de Altos Estudos Amazonicos (NAEA) Universidade Fereal do Para (UFPA).

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/

https://www.youtube.com/watch?v=OTQ1UKX4gUw (Filme: Caminho para El Dourado).

2 Replies to “Série Amazônica – Conhecendo a Floresta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.