O mês está nostálgico para nós do Ciência Informativa. Foi um ano de muito trabalho, muitas conquistas, muitos temas! Tivemos colaboradores, realizamos palestras, tivemos inúmeras reuniões, trocamos incontáveis e-mails e o mais importante: fizemos novos amigos, vocês, nossos queridos leitores!

Como recordar é viver, vamos relembrar alguns momentos do nosso blog! A começar pela inauguração, junto com o Workshop de Biossegurança e Responsabilidade na Pesquisa da ASM.

Dentre os diversos temas abordados, o texto “Florestas são importantes ‘apenas’ para evitar racionamento?” da Patricia Sujii repercutiu grandemente, refletindo a importância e atualidade do tema. A crise hídrica tem afetado muitas cidades e tornou-se motivo de preocupação para empresas e cidadãos. Outro texto, da colaboradora Bruna Durante, chamou muita atenção por abordar “Bactérias como fertilizantes naturais de plantas”, um assunto que gera interesse na população, uma vez que é uma alternativa aos fertilizantes químicos que podem causar danos ao meio ambiente.

Outro tema, sugestão de um dos nossos leitores e que mostrou-se ser muito atual foi “AIDS. Da descoberta da doença à descoberta da origem” de Nathália de Moraes. Uma doença que afetou e afeta muitas pessoas, ainda desperta muita curiosidade. Como pensamos muito na nossa saúde, outro texto que repercutiu grandemente em nosso blog foi “Ciência Informativa discute: Mosquistos Transgênicos” de Patricia Sujii. Os números da dengue quebraram recordes esse ano e uma das alternativas de controle para a mesma foi a inserção de mosquistos transgênicos na cidade de Piracicaba.

O Ciência também abordou questões da nossa vida prática, como “Alimentação Saudável x Alimentação Sustentável: Qual a diferença?” da Nathália Brancalleão. Fala-se muito sobre esses dois conceitos atualmente e, apesar da aparente similaridade nos conceitos, eles fazem referência a ações muito diferentes. E no texto “As novas descobertas da ciência e o Câncer de Pele” de Jaqueline Almeida, relembramos a importância do cuidado à exposição ao sol.

Tivemos textos temáticos sobre Comunicação da Nathália de Moraes e, mais recentemente, sobre Comportamento animal e sexualidade da Patricia Sujii. Tivemos ainda, um mês inteiro voltado aos micro-organismos! Em julho, iniciamos nossas publicações também em inglês, visando expandir ainda mais o número de pessoas atingidas pelo nosso blog! E para essa tarefa, ganhamos mais um membro, Thomaz Offrede!

E como não lembrar a entrevista ao TV USP? Ou do nosso primeiro Workshop sobre divulgação científica, que contou com alunos de graduação de diferentes faculdades do país?

Quem escreve aqui é Maria Letícia, responsável pela correção e edição dos textos que a Jack, Nathy, Na e Patricia dedicam-se tanto para escrever. Com o fechamento deste primeiro ano, ficam as expectativas para um novo ano, com novos projetos, novos desafios, novos temas e colaboradores.

Este mês, estamos em festa! Venha comemorar com a gente!!

Abraços,

Referência:
[1] Brancalion PHS, Cardozo IV, Camatta A, Aronson J, Rodrigues RR. 2014. Cultural Ecosystem Services and Popular Perceptions of the Benefits of an Ecological Restoration Project
in the Brazilian Atlantic Forest. Restoration Ecology, 22(1): 65–71.

4 Replies to “Recordar é viver!”

  1. As soon as I found this internet site I went on reddit to share some of the love with them. ceeakaedeaed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.