Um estudo recentemente publicado pelo pesquisador brasileiro Sérgio Gomes da Silva, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, revelou a correlação existente entre a prática de exercícios físicos durante a gravidez e durante a fase de infância-adolescência e o desenvolvimento da região cerebral mais estudada: o hipocampo. Esta região do cérebro está relacionada ao aprendizado, à concentração, e às emoções e memórias, principalmente a formação de memória recente. O exemplo de uma doença muito conhecida causada por danos na região do hipocampo é o Alzheimer.

O estudo realizado utilizou roedores para demonstrar a relação entre a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento do hipocampo. Os pesquisadores descobriram que ratas que se exercitavam durante a gestação, apresentavam filhotes com um hipocampo muito mais desenvolvido, quando comparado ao hipocampo de filhotes de ratas que não se exercitaram durante a gestação.

Além de um maior número de células nessa região, os filhotes das ratas ativas também apresentavam uma elevada taxa de uma proteína que regula o processo de proliferação, desenvolvimento e diferenciação das células cerebrais, chamado de neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Essa proteína, aparentemente, também contribui para a formação de fibras nas células do hipocampo que melhoram o desempenho dessa região do cérebro.

Além disso, esses filhotes apresentam um maior numero de interneurônios, ou seja, células que permitem cancelar informações irrelevantes no ambiente e concentrar-se em uma tarefa, mesmo estando em um ambiente conturbado. Além disso, eles apresentavam uma maior inteligência e rapidez de memorização, quando comparado aos filhotes das mães sedentárias.

Em outro estudo, este mesmo pesquisador constatou a relação existente em ratos, entre a prática de exercícios físicos durante a adolescência e o processo de aprendizagem. Ele revelou que ratos que praticaram exercícios durante a adolescência apresentavam uma melhor memória espacial. E o fato que mais chama a atenção é o de que o “enriquecimento cerebral” realizado durante a infância–adolescência se mantém por toda a vida.

Assim, é de extrema importância que as crianças e os jovens pratiquem exercícios físicos não apenas para a saúde do corpo, mas que também para a saúde da mente.

 

Por Jaqueline R. de Almeida

jaqueline.raquel.almeida@usp.br

 

Referências

Guimarães, M. Movimento pelo cérebro. Revista Pesquisa Fapesp. 243. Maio 2016.

Gomes da Silva, S. et alMaternal exercise during pregnancy increases BDNF levels and cell numbers in the hippocampal formation but not in the cerebral cortex of adult rat offspringPLoS One. v. 11, n. 1. 15 jan. 2016.

Gomes da Silva, S. et alEarly exercise promotes positive hippocampal plasticity and improves spatial memory in the adult life of ratsHippocampus. v. 22, n. 2, p. 347-58. fev. 2012.

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