O título do meu texto dessa semana é, na verdade, a conclusão do mesmo: plante uma árvore! E, para comemorar que em setembro temos o Dia Nacional da Árvore, que tal saber mais sobre esses seres vivos tão importantes? Vem conosco!

Primeiramente, o que são árvores?

Certo, parece fácil, mas você já pensou na definição de árvore? Pois bem, em termos biológicos, árvore é uma planta com tronco lenhoso, que apresenta grande porte e raiz do tipo pivotante (que, como um pivô, cresce verticalmente no solo). As árvores apresentam galhos com folhas que saem do tronco bem acima do nível do solo (imagem abaixo). Existem muitos exemplos de árvores como as que pertencem ao grupo das angiospermas – limoeiro, castanheira, ipê, salgueiro, seringueira – e as que pertencem ao grupo das gimnospermas – araucária, cipreste, pinheiros, sequóias, etc.

tree

Quais os benefícios das árvores para o meio ambiente?

As árvores são recursos naturais que nos prestam inúmeros serviços ambientais, ou seja, que nos trazem muitos benefícios. As árvores, por exemplo, regulam o clima do ambiente em que estão, pois deixam a temperatura mais amena, aumentando o conforto térmico. Segundo uma pesquisa feita pelo gestor ambiental Gustavo Torquato Oliva, da ESALQ/USP, e divulgada esse ano, as árvores podem ser responsáveis pela diferença térmica e também de umidade do ar que existe de um bairro para outro nas cidades; de maneira geral, bairros com maior arborização tem temperaturas mais amenas do que o centro das cidades, que tem poucas árvores plantadas e muito prédios.

Ainda pensando no ambiente, as árvores ajudam a filtrar os poluentes do ar, por isso quando vamos a um parque temos aquela sensação boa de respirar um ar mais fresco, puro e de sentir um clima mais agradável, bem diferente do centro das grandes áreas urbanas.

Além disso, as árvores auxiliam a diminuir a velocidade com que a chuva cai no solo – diminuindo assim riscos de erosão – e também diminuem a velocidade com que o vento atinge alguns locais, prevenindo desastres.

Existem muitas espécies arbóreas que produzem frutos deliciosos que podem servir de alimento para nós e para outros animais. Aliás, os animais adoram as árvores pois, além dos alimentos, encontram nelas abrigo e proteção. Não podemos nos esquecer também que algumas espécies podem ser sustentavelmente exploradas como as castanheiras, que produzem as deliciosas castanhas tão comuns na região norte do país.

Fechando a lista enorme de coisas boas que elas nos dão, não podemos nos esquecer que as árvores em crescimento são responsáveis por absorver gás carbônico da atmosfera, diminuindo gases do efeito estufa que contribuem para o Aquecimento Global.

 Quais os principais problemas que estão colocando em risco as árvores aqui no Brasil?

A exploração ilegal e não sustentável é um dos principais problemas. No Brasil, podemos dizer que tudo começou lá por volta de 1500, quando os portugueses começaram a explorar o pau-brasil, árvore que inclusive dá nome ao nosso país. Naquela época, o pau-brasil era usado principalmente como madeira e hoje em dia muitas espécies continuam sendo exploradas para esses fins. Mas existem outros perigos: desmatamento para expandir as fronteiras agrícolas, inundação de florestas para construção de represas de hidrelétricas e até mesmo o corte ilegal de árvores na zona urbana, visando diminuir a “sujeira” na calçada.

 Por que a data comemorativa?

O Dia Nacional da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é uma data importante para nos relembrar da importância desses recursos naturais e de todos os riscos que estes correm diante das ações antrópicas. A data é um dia especial de reflexão, mas todo dia temos que ter a preocupação com o meio ambiente e, claro, com as árvores. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser próximo ao início da primavera, que começa em 23 de setembro.

Depois de sabermos tudo isso, o que nos assusta é que nas cidades brasileiras, onde a maior parte da população do país vive, faltam muitas árvores! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o mínimo é que exista 1 árvore por habitante, mas em muitas cidades isso está bem longe do real. É claro que não podemos sair pelas ruas e praças plantando qualquer tipo de árvore, afinal é necessário saber o que e como plantar, mas isso só reforça que plantar uma árvore não será apenas bom para você, mas para todos nós! Por isso, pense no seu futuro e do nosso planeta e vamos lá plantar uma árvore!

Até a próxima,

Por Nathália de Moraes

nathalia.esalq.bio@gmail.com

Referências:

[1] Árvore. (2017). Wikipedia. Acessado de https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore em junho de 2017

[2] Plante Vida. (2017). Acessado de http://www.plantevida.com.br/beneficios-das-arvores/ em junho de 2017

[3] Jornal da USP. (2017). Arborização proporciona mais conforto térmico em zonas urbanas. Acessado de http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/arborizacao-proporciona-mais-conforto-termico-em-zonas-urbanas/ em junho de 2017

[4] Ecycle. (2017). Estudos apontam os benefícios das árvores para a saúde humana. Acessado de http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1585-estudos-apontam-o-beneficio-das-arvores-para-a-saude-humana.html em junho de 2017

[5] Fernandes, C. (sem data). Exploração do pau-brasil. Acessado de http://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/a-exploracao-do-pau-brasil.htm em junho de 2017

[6] Santos, V.S. (sem data). 21 de setembro: dia da árvore. Acessado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-arvore.htm em junho de 2017

[7] Imagem e destaque: http://www.independent.ie/regionals/braypeople/lifestyle/why-not-plant-a-longlived-tree-35552885.html

One Reply to “Plante uma árvore!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.