Ondas de calor e frio repentinas, problemas para dormir, mudanças bruscas de humor,… se você é mulher, muito provavelmente já teve, está tendo ou vai ter algum desses sintomas durante a menopausa. Se você é homem, pode passar pela andropausa, que tem seus sintomas próprios e será assunto de outra matéria.

   A menopausa é a interrupção do ciclo menstrual com a perda da atividade dos ovários. Ela marca o fim da fase reprodutiva da vida de uma mulher. A menopausa pode ser espontânea, quando os ovários param de funcionar naturalmente aproximadamente aos 50 anos de idade. Ela também pode ser causada pela retirada cirúrgica dos ovários ou como efeito de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia. A menopausa tem diversos efeitos no funcionamento do corpo da mulher. Nesta matéria, você vai conhecer quais são os sintomas mais comuns e quais são suas causas.

Sintomas temporários, ou seja, que melhoram com o tempo mesmo sem tratamento:

  • Ondas de calor: são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos do rosto e do pescoço, acompanhada de transpiração intensa, que costuma durar de 1 a 5 min. Esses distúrbios na regulação da temperatura do corpo ocorrem por alterações hormonais, mudanças nos neurotransmissores do cérebro e por mudanças em como os vasos sanguíneos reagem aos estímulos.
  • Distúrbios do sono: causados principalmente pela agitação que é consequência das ondas de calor durante a noite e por fatores psicológicos secundários. A baixa qualidade do sono pode levar a dificuldade de concentração e a perda de memória.
  • Transtornos como ansiedade e depressão: esse transtornos não são consequência da menopausa, mas pessoas com pre-disposição podem ter seu primeiro episódio ou uma reincidência nesse período graças às alterações hormonais e à baixa qualidade de sono.

Sintomas persistentes, que não melhoram sem tratamento:

  • Atrofia urogenital: pode ser percebida como uma menor lubrificação da região genital, dores durante o ato sexual, dores e coceiras na área vaginal e até infecções tanto nas regiões urinárias e genitais. Esses sintomas são causados pela atrofia dos tecidos que revestem a vagina, a vulva, a bexiga e a uretra. Essa atrofia é consequência da redução dos níveis de estrogênio, o hormônio que controla o funcionamento dos órgãos genitais. Os sintomas causados pela atrofia urogenital dependem da idade, da atividade sexual, da etnia e do comportamento da mulher ao longo da menopausa.
  • Osteoporose: nossos ossos são constantemente renovados ao longo da vida. O estrogênio é responsável por regular a reabsorção e a formação dos ossos. Com a redução do estrogênio, durante a menopausa, começa a ocorrer um excesso de reabsorção óssea, que resulta em ossos mais fracos. Fazer atividades físicas evitando a perda de massa muscular pode ajudar a reduzir a velocidade da perda óssea.
  • Alterações metabólicas: a menopausa não está diretamente relacionada ao ganho de peso, mas ela causa um aumento no acúmulo de gordura e a redistribuição da gordura das áreas mais periféricas para o tronco. Então, é comum observar um aumento da gordura abdominal durante a menopausa. Além disso, uma redução das atividades físicas somada a menores gastos de energia quando se pratica uma atividade podem levar ao aumento de peso e ao aumento da gordura abdominal. Em casos mais extremos, os problemas associados à menopausa podem levar também ao desenvolvimento de diabetes, aumento do colesterol “ruim” e problemas cardíacos.

Como reduzir ou retardar os efeitos da menopausa?

   Estudos indicam que recém nascidos que tiveram aleitamento materno começaram a passar pela menopausa mais tarde do que bebês que não foram amamentados. Mulheres que tiveram desnutrição infantil também tiveram menopausa mais cedo. Outro fator que pode afetar quando se inicia a menopausa é o estresse. Mulheres que passam por grandes estresses ao longo da vida também costumam passar pela menopausa mais cedo. Estudos mostraram que mulheres de classes socioeconômicas mais baixas e mulheres que viveram em locais com altitudes maiores de 2 mil metros iniciaram a menopausa mais cedo. Outros fatores podem estar relacionados à idade da menopausa, como a obesidade, prática de exercícios físicos e cigarro, mas ainda são necessários estudos mais detalhados para confirmação dos efeitos.

   Existem diversos tratamentos para os sintomas e para as causas da menopausa. Alguns tratamentos envolvem simplesmente usar lubrificantes vaginais durante o ato sexual, outros podem incluir reposição hormonal, utilização de anti-depressivos e tratamentos psicológicos. O mais recomendado é procurar um especialista que possa identificar qual é o tratamento mais adequado para cada caso.

   Muitos estudos ainda estão sendo desenvolvidos para identificar os sintomas com mais precisão e encontrar tratamentos mais eficazes e seguros. Se sua mãe, avó, irmã, amiga, esposa,… apresenta algum desses sintomas e ainda não suspeitou da menopausa, mostre este texto a ela. É importante identificar o quanto antes a chegada na menopausa, porque quanto mais cedo é iniciado o tratamento, melhor é a qualidade de vida da mulher.

Por Patricia Sanae Sujii

sujiips@gmail.com

Referências
Davis SR, Lambrinoudaki I, Lumsden M, Mishra GD, Pal L, Rees M, Santoro N, Simoncini T. 2015. Nature Reviews Disease Primers. http://www.nature.com/articles/nrdp20154

Grady, D. (2006). Management of menopausal symptoms. New England Journal of Medicine,
355(22), 2338-2347.

One Reply to “Menopausa”

  1. Olá,

    Meu nome é Antonio e estava dando uma pesquisa em sites parecidos com o meu, e encontrei o seu.

    Também tenho um site que fala sobre [saude] o site é [http://tutorsaude.com/] e trabalho muito nele para sempre ter o melhor conteúdo.

    O fato é que não pude deixar de notar o seu site e percebi como ele é fantástico. O conteúdo que você tem nele é muito bom, totalmente de ótima qualidade e bom gosto.

    Alem disso percebi que a estrutura de todo o site esta muito boa, com certeza é mantido por uma pessoa de muito bom gosto, parabéns.

    Como eu disse também tenho um site sobre [http://tutorsaude.com/], é um site novo, mas estou trabalhando muito nele e a audiência vêm crescendo muito a cada dia.

    Minha intenção com este email é fazer parceria com você, oferecer para você escrever um artigo para meu site,

    e no final do artigo você deixara a url de seu site, para as pessoas acessar seu site.

    O que você acha?

    Att, Antonio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.