O ano de 2016 tem sido um ano difícil para muitos. No Brasil, somos bombardeados diariamente por notícias de escândalos políticos e econômicos; nos EUA ouvimos os debates acalorados para as eleições presidenciais; na Síria assistimos com pesar a crise dos refugiados, que é tão triste quanto as notícias de atentados terroristas… É claro que não podemos negar a importância dos meios de comunicação e da mídia em nossa vida, com o papel de nos informar sobre os mais diversos assuntos; porém, cada um desses meios carrega consigo um viés na sua abordagem, ou seja, a mídia não é neutra naquilo que nos transmite. Pensando nisso e nas eleições que estão por vir esse ano no Brasil, o Ciência Informativa preparou um texto especial que aborda como a ciência conseguiu mostrar de que formas a mídia pode nos manipular. Por isso, não seja enganado, fique atento e boa leitura!
Existem muitos pesquisadores que dedicam suas carreiras a estudar os meios de comunicação e a mídia. Um dos mais importantes que estudou como os grandes meios de comunicação nos manipulam é o norte-americano Noam Chomsky (imagem 1), que nasceu em 1928 e foi um exímio professor de linguística no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Para ele a grande mídia, ou seja, os jornais, sites, revistas e programas mais famosos e que atingem a grande massa da população, moldam nossa percepção de mundo, nos colocando em contato com uma ideia dita “verdade absoluta”. Aqueles que não concordam com essa “verdade” acabam sendo marginalizados e excluídos, já que suas ideias e percepções são diferentes das do senso comum.

Imagem 1: o professor Noam Chomsky. Fonte: http://operamundi.uol.com.br/media/images/noam-chomsky.jpg
Imagem 1: o professor Noam Chomsky. Fonte: http://operamundi.uol.com.br/media/images/noam-chomsky.jpg

Um dos mais importantes trabalhos de Chomsky foi estabelecer uma lista com as maneiras pelas quais a mídia nos influencia. Essa lista, que está resumida com alguns itens abaixo, se tornou um dos trabalhos mais célebres dessa área de estudo e, mesmo tendo sido feita há um bom tempo, ela ainda permanece atual. Você ficará assustado se lembrando de quantas vezes já foi alvo dessas estratégias durante sua vida.
– A estratégia da distração
Essa é a uma estratégia que inclusive muitos dos políticos usam para desviar a atenção da população das decisões que eles tomaram: inundar os meios de comunicação com informações e discursos inúteis para impedir que as pessoas se interessem por ciência, tecnologia, economia, para que assim não atrapalhem seus planos. É a velha política do pão e circo, ou se preferir, futebol e novela.
– A estratégia da gradação
Quando se quer que o povo aceite uma medida muito drástica, basta fazer com que ele tome conhecimento dela de maneira gradativa, aos poucos, como um remédio ruim sendo tomado em gotas. Por isso tendemos a aceitar melhor algumas notícias e acontecimentos à medida que vemos mais do assunto todos os dias nos meios de comunicação.
– A estratégia do “mal necessário”
Quando se quer que a público aceite algo impopular sem rebeliões e protestos basta apresentá-lo como um “mal necessário”, um sacrifício para um futuro melhor. Quanto mais tempo o público ficar em contato com a ideia da medida imposta através de notícias e propagandas, mais aceita ela será, por mais absurda que seja. Essa também é uma forma que muitos políticos usam para impor algumas medidas para a população.
– A estratégia de dirigir-se a população de maneira infantil
Muitas propagandas se dirigem ao povo como se esse fosse uma criança de doze anos; isso pois se você dialoga com seu público como uma criança, em tom infantil, ele será sugestionado a dialogar de volta como uma criança, isto é, sem opinião ou senso crítico.
– A estratégia de usar e abusar da emoção
A técnica de usar o aspecto emocional ao invés do racional em discursos, matérias e propagandas faz sucesso porque impede-se que o público pense racionalmente e criticamente, por causa das emoções que estão “afloradas”. Além disso, provocando-se emoções fica mais fácil fazer com que o público aceite ideias e mudanças polêmicas.
Tenho certeza que você identificou várias vezes que possivelmente foi enganado pela mídia com essas estratégias. O fato é que o volume de informações que temos contato hoje em dia é tão grande que precisamos filtrar o que vemos. Mas então como sair dessa “cilada” que a grande parte da mídia faz? Bom, para isso fica uma dica valiosa: saia do comum! Leia, ouça e se informe além daqueles jornais de sempre e das revistas famosas. Seja uma pessoa a menos nesse mar de mediocridade!

Até a próxima!

Por Nathália de Moraes

nathalia.esalq.bio@gmail.com

Referências

[1] Monteagudo, R. (2013). Injustiça e poder segundo Noam Chomsky. Poliética, v. 1, n. 1, p. 147-166.

[2] (sem autor). 2016. Key points in “Manufacturing Consent” a video about Noam Chomsky and American democracy. Acessado de http://hope.journ.wwu.edu/tpilgrim/j190/Chomsky.summary.html em julho de 2016

[3] (sem autor). 2010. Chomsky e as 10 estratégias de Manipulação Midiática. Acessado de http://www.institutojoaogoulart.org.br/noticia.php?id=1861 em julho de 2016

Imagem em destaque: http://www.fastseotips.com/wp-content/uploads/2013/06/social-media-and-seo.jpg

 

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