Dia 25 de setembro é uma data muito especial para nós da equipe Ciência Informativa. É o nosso aniversário e neste ano completamos 4 anos! Como recordar é viver, nosso texto de hoje conta um pouco da história e momentos marcantes do nosso projeto. Vem recordar conosco!

A história do Ciência Informativa começou de uma conversa informal da Maria Letícia e da Patricia sobre a vontade de ambas terem um blog que divulgasse ciência para pessoas leigas. Essa vontade se tornou um projeto em meados de março de 2014 quando a M. Letícia e a Patricia se juntaram a Nathália M., Nathália B. e Jaqueline que também tinham a vontade de criar um blog com os mesmos objetivos. Com o apoio do grupo de estudos Student Chapter (American Society for Microbiology), da ESALQ, Unicamp e Unb, o blog foi tomando forma: foram meses de reuniões sobre como e quais seriam as pautas, os formatos do texto, o visual do blog, a periodicidade dos artigos.

Então, no dia 25 de setembro realizamos nosso evento de inauguração do blog, que foi junto com um workshop de boas práticas na pesquisa. Foi um evento muito bom, com um público bem diverso e interessado. Veja algumas das fotos abaixo.

Evento de lançamento do Ciência Informativa em setembro de 2014.

Algum tempo depois nós demos uma entrevista contando um pouco mais da nosso história e do nosso símbolo para a TV USP; você pode assistir nossa entrevista aqui nesse link.

Passado 1 ano da inauguração do Ciência Informativa nós mudamos nosso blog, que se tornou um site, construído pela Talq, mais bonito e com mais opções. Assim, com o site, pudemos ter mais abas, textos bilingues e explorar melhor nossos artigos, produzindo mais conteúdo.

Durante esses anos começamos também a ministrar algumas palestras, minicursos e oficinas de comunicação  e divulgação científica em faculdades e universidades (UnB, USP, UDF) e em eventos (Enzitec e ICO). Agradecemos a confiança dos resposáveis das instituições e dos organizadores dos eventos que nos receberam. Em todas as edições dos cursos tivemos participantes muito engajados e alguns já são também nossos colaboradores.

Também realizamos dois concursos culturais e participamos de eventos como Bio na Rua, da ESALQ/USP e Feiras de Ciências, como você pode ver pelas fotos a seguir.

Em sentido horário: Feira científica no Colégio COTIP em Piracicaba, SP (2017), Bio na Rua em 2015 e 2014, no Zoológico Municipal de Piracicaba, SP

 

Contamos também agora com novos integrantes na equipe. Confira abaixo um pouco do que os motivou a entrar para a equipe Ciência Informativa.

“ Eu sempre acompanhava os artigos publicados no site e admirava o trabalho do Ciência Informativa. Acredito que ensinar é uma das ações mais enriquecedoras que o ser humano pode realizar e estou adorando participar dessa equipe.

O Ciência Informativa tem papel muito importante na sociedade, principalmente no momento atual de crise econômica e escassez de verbas para a ciência. É a partir da aproximação entre ciência e sociedade que conseguimos conscientizar as pessoas do quão importante é o estudo dos cientistas para obter avanços nas áreas de medicina, ecologia, agricultura, engenharia e diversas tecnologias. Nós nos esforçamos para despertar curiosidade e ensinar de forma simplificada o conhecimento para as pessoas. Nossa satisfação é acreditar que estamos contribuindo para construir uma sociedade mais informada.”

Bianca Ribeiro

“Eu sempre admirei pessoas que conseguiam explicar coisas complexas em termos simples, que qualquer pessoa poderia entender – meus heróis nesse quesito são Richard Feynman e Carl Sagan. Desde que eu entrei na universidade e comecei a desenvolver pesquisas, esse sempre foi o ponto com o qual tive mais dificuldade – e o Ciência Informativa me ajudou muito nesse quesito.

Neste ano como colaborador, eu me tornei um escritor melhor e passei a pensar sobre essa mídia de uma maneira diferente – eu até cheguei a escrever um livro sobre a aplicação da neurociência no aprendizado! Esse desenvolvimento pessoal sempre teve a intenção de tornar o conhecimento científico mais acessível para a sociedade, e eu sou grato ao CI por ter me dado essa oportunidade.”

Vinicius Borges

Os anos passaram, nosso site mudou, temos mais textos e colunas, podcasts…mas o que nos moveu até aqui e continua nos movendo é a vontade de levar a ciência para todas as pessoas, de maneira fácil de ser entendida, de forma que todo esse conhecimento produzido pelos cientistas chegue à sociedade e faça diferença!

Nós agradecemos a todos os leitores por esses 4 anos de companhia, pelas sugestões de temas e pelos comentários que nos ajudam a crescer. Também agradecemos aos colaboradores que dedicaram um tempinho da vida para nos contar sobre suas pesquisas!

Equipe Ciência Informativa

One Reply to “4 anos de Ciência Informativa”

  1. Parabéns, equipe Ciência Informativa! Adoro esse projeto encantador, dá ainda mais significado para a Ciência! Que venham muitos anos nesse caminho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.